5 funções da embalagem no marketing de um produto
A embalagem desempenha cinco funções básicas:
1) Proteção;
2) Contenção;
3) Informação;
4) Utilidade de uso;
5) Promoção.
1) Proteção:
Uma das principais funções da embalagem é suprir os estragos do tempo e do meio ambiente para os produtos naturais e manufaturados. A função de proteção pode ser dividida em algumas classes.
A. Deterioração natural:
É causada pela interação de produtos com água, gases e fumos, organismos microbiológicos como bactérias, leveduras e bolores, calor, frio, dessecação (ambiente seco em desertos e áreas de altitude), contaminantes, insetos e roedores.
B. Proteção física:
A embalagem também é usada para proteção física, o que inclui melhoria da proteção contra choques, proteção interna do produto e redução dos danos por choque causados por vibração, prisões, fricção e impacto.
C. Segurança:
Um tipo especial de embalagem de proteção é necessário para produtos considerados perigosos para quem os transporta ou usa. Estes produtos incluem gases e líquidos altamente inflamáveis, elementos radioativos, materiais tóxicos, etc. A embalagem também deve ser feita de forma que as crianças não possam utilizá-los ou descartá-los com facilidade.
D. Redução de resíduos:
A embalagem também serve para reduzir a quantidade de resíduos principalmente no caso de distribuição de alimentos.
2) Contenção:
Isso envolve a consolidação de cargas unitárias para envio. Ele começa com adesivos individuais colados, tiras de aço e plástico, coberturas inteiras de filmes plásticos retráteis ou extensíveis e papel ou papelão ondulado que circundam um palete inteiro de produto.
Existem algumas caixas a granel especiais ou paletes feitas de papelão ondulado forte ou de plástico ou metal fabricados, cujo método depende do tipo e peso do produto e de suas necessidades de proteção. Os contêineres de carga feitos de alumínio usados para armazenar muitas cargas em paletes de mercadorias podem ser transferidos de ou para navios, trens e caminhões por guindastes gigantes.
3) Informações:
A embalagem transmite as informações necessárias aos consumidores. As informações comuns que a embalagem fornece incluem características gerais do produto, ingredientes, peso líquido do conteúdo, nome e endereço dos fabricantes, preço máximo de varejo.
As embalagens de medicamentos e alguns produtos alimentícios devem fornecer informações sobre métodos de preparo, receitas e idéias para servir, benefícios nutricionais e data de fabricação, data de validade, mensagens de advertência e informações de advertência. Às vezes, a própria cor da embalagem fornece algumas informações. Por exemplo, a cor laranja da garrafa de Mirinda ou Fanta dá a informação de que essas marcas são de refrigerantes de cor laranja.
4) Utilidade de uso:
A embalagem de conveniência foi projetada para alimentos, produtos químicos domésticos, medicamentos, adesivos, tintas, cosméticos, produtos de papel e uma série de outros produtos. Este tipo de embalagem inclui dispositivos dispensadores, metais quentes pré-embalados, embalagens médicas descartáveis.
5) Promoção:
As empresas usam cores, logotipos, símbolos e legendas atraentes para promover o produto que podem influenciar a decisão de compra do cliente.
A embalagem requer várias decisões:
I. Conceito de embalagem
Isso define o que a embalagem deve ser ou fazer para o produto específico em termos de tamanho, forma, materiais, cor, texto, marca e capacidade de inviolabilidade.
II. Testes de engenharia:
Isso irá garantir que o pacote resista em condições normais.
III. Testes visuais:
Isso é para garantir que o script seja legível e as cores sejam harmoniosas.
IV. Testes de revendedor:
Isso é para garantir que os revendedores considerem os pacotes atraentes e fáceis de manusear.
V. Testes de consumidor:
Isso é para garantir uma resposta favorável do consumidor.
Fonte: